top of page
Word Art (1).jpeg
BEM-VINDO À BIBLIOTECA

Bem-vindos ao site que reúne as Bibliotecas do AECM sob o mesmo teto.

Adaptados que nos encontramos a contingências diversas, ganha importância crescente o retomar da normalidade manifestada na aprendizagem e no convívio que pontuam o ambiente escolar. Ler, aprender, conhecer, partilhar, engrandecem-se enquanto prioridades.

Retomando as palavras de Victor Hugo, autor, entre outros, de Notre-Dame de Paris e Les Misérables, “aprender a ler é acender uma fogueira; cada sílaba pronunciada é uma faúlha”.

Aproveitem, portanto, a escola além da escola, e visitem-nos regularmente. Sempre aqui contarão com o conforto de uma casa acolhedora que a todos nós pertence.

Multidão com máscaras
Bolhas coloridas
PRÓXIMOS EVENTOS
FALE CONNOSCO

Dia 8 - Dia Internacional da Mulher

Falando em telefones
MARÇO

Dia 19 - Dia do Pai

Dia 20 - Equinócio da Primavera

Dia 21 - Dia Mundial da Árvore

 

 

Dia 21 - Dia Mundial da Poesia

Dia 22 - Dia Mundial da Água

bibliotecaaecm@aecastelomaia.pt

BE de Mandim - 936962737

BE da EB1 do Castêlo da Maia - 220136426

BE da EB23 do Castêlo da Maia - 220179935/6

Escola Secundária do Castêlo da Maia - 229820641

Dia 26 - Dia do Livro Português

Dia 9 - Dia da Internet Segura

FEVEREIRO

Casa da Música

Transmissões online 

Fórum Nacional

Clubes Ciência Viva na escola

Dia 23 das 10h às 18H30min

Emissão online

JANEIRO

Clube de Leitura nas escolas

Webinar Formativo

Dia 22 às 15h

Ideias de leitura e escrita

 

PNL

Conferência de Natal Ciência Viva,

com Manuel Sobrinho Simões e Júlio Machado Vaz

Online e presencial

Dia 21 às 19h

DEZEMBRO

Histórias Online - na plataforma TEAMS

" Feliz Natal Lobo Mau"

Escritora: Clara Cunha

Ilustradora: Natalina Cóias

Do dia 3 ao dia 17

Dia Nacional da

Cultura Científica

dia 24 em direto 

https://www.youtube.com/user/IAstroPT

NOVEMBRO

Projetos/Parcerias - RBE

Clássicos em Rede

Olimpíadas 2020/ 2021

Miúdos a votos

Programa a Ler+ 2027

OUTUBRO

Mês Internacional

das Bibliotecas Escolares

17 set.

Início do ano letivo 2020/2021

NOTÍCIAS

25 de abril  SEMPRE na Biblioteca ESCM

Os 50 anos do 25 de abril foram comemorados, na biblioteca ESCM,  ao longo de mais de uma semana.

Esta comemoração começou com a projeção do filme “As ondas de abril”, no dia 8 de março, sendo esta ação  centrada também na celebração do Dia da Mulher.  Seguiu-se a realização de uma tertúlia com as turmas 9ºE e 12ºE, em que os alunos tiveram a oportunidade de refletir, juntamente com as respetivas professoras,  Alice Sousa e Cristina Ferreira, sobre os vários temas que o filme propôs: democracia e liberdade, racismo, igualdade de género, ...

 A Exposição “5 Décadas de Democracia: o que mudou?”, disponibilizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos fez também parte desta comemoração que se animou  ao longo da semana de 22 a 26 de abril, com a dinamização de inúmeras atividades alusivas à data. Estas  contaram com a participação ativa da comunidade escolar.

A realização de uma  Oficina de Cravos, pela professora Ana Tavares,  envolveu  as turmas 7º C, 7ºJ, 8ºA, 8ºC, 8ºF 12ºD e 12ºE, para além de docentes, alunos, assistentes operacionais e assistentes técnicos. Todos fizeram o seu próprio cravo que usaram na lapela, ou na mochila.

Na atividade Efemérides à Mesa, as colegas da equipa, Margarida Portela, Isabel Raimundo e Augusta Castro, com a indispensável colaboração da nossa funcionária D. Isabel Ricardo, prepararam uma exposição de Livros Censurados envolvida numa bela decoração de cravos vermelhos.

Ainda ao longo desta semana, a professora Ana Luísa Melo lecionou na biblioteca as suas aulas de Filosofia, que  contaram a História do 25 de abril aos alunos das turmas 11ºA, B e C:  a partir da instalação de Arte,  da autoria de Mafalda Leal Moura, ”Revolução em ponto de meia”, os alunos envolveram-se emocionalmente numa história  antes do 25 de abril , muito próxima e muito bem documentada.

Tudo  para que os mais novos possam ter, para sempre,  a memória viva do nosso 25 de abril.

 A BEESCM sempre pôde contar com o dinamismo e o entusiasmo da sua equipa e, mais uma vez, esta importante celebração  foi construída com a colaboração  de todos perseguindo o mesmo objetivo: deixar bem marcados os valores de abril.

Semana da Leitura 2024

De 18 a 22 de março,  as bibliotecas escolares do AECM  festejaram  a  Semana da Leitura dinamizando inúmeras  e variadas atividades  promotoras do prazer da leitura.

As atividades de leitura programadas  decorreram  com a participação de alunos e professores que aderiram de forma entusiasta às propostas das bibliotecas. Destacamos, na Biblioteca da ESCM,  a Roda de Poesia, , com a participação das turmas 7ºA, 7ºG e 12º D,  e uma  Tertúlia, com as turmas 9ºE e 12ºE, decorrente do visionamento, no dia  8 de março,  do filme “As ondas de abril”, um filme luso-suíço-francês realizado por Lionel Baier. Nesta tertúlia foram abordados temas como a liberdade, a censura ou a manipulação da informação, o racismo, entre muitos outros temas importantes para reflexão conjunta com os alunos.

Na biblioteca da EB2/3 destacaram-se o Concurso de Leitura Expressiva, em colaboração com o grupo de Português, e uma bela exposição de livros de poesia. E nas bibliotecas das EB1/JI  do Castêlo da Maia e Mandim  teve destaque a leitura de contos.

Na BEESCM ainda tiveram lugar outras atividades relacionadas com o Dia Mundial da Árvore e da Poesia e a Páscoa. A Árvore dos Desejos de Páscoa, feita com matérias reutilizados, foi o suporte para a dinamização de uma oficina em que os utentes decoraram os ovos onde inscreveram um desejo.

À atividade comum a todas as bibliotecas,  a Leitura em Sala de Aula, aderiram os docentes das turmas  5º A, B, E, F, H; do 6º B, D, H, F, I; /º E e H e 11º C.

Desta semana ficou a sensação de que a celebração da leitura e o encontro com os livros continua a fazer-se  com prazer nas nossas escolas.

O nosso obrigada a todos os que participaram nesta festa!

Cresço a Plantar - Sessão de sensibilização

O Projeto Cresço a Plantar tem estado em foco na biblioteca ESCM como um projeto potenciador da “formação de uma consciência de respeito pela natureza e pela preservação do meio ambiente.”. A sua revitalização, dinamizada principalmente pela docente da equipa, professora Ana Tavares, com a colaboração da coordenadora das BEAECM, iniciou-se este ano com a realização, no passado dia 9 de janeiro, no auditório da ESCM, de uma Sessão de Esclarecimento, centrada na importância da agricultura biológica e do consumo local, como as grandes formas de sustentabilidade e de vida saudável.

Esta sessão, orientada pelo Engº Hugo Silva, contou com a participação das turmas C, G e H do 8º ano e o 11º HR, bem como alguns alunos que beneficiam de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Acompanharam os alunos os professores Ana Paula Freitas, Carla Antunes, Alice Sousa, Carmo Magalhães, Catarina Silva, Lúcia Magalhães, Gracinda Maia, Patrícia Oliveira e Paulo Carvalho, a quem agradecemos a abertura e a disponibilidade para a colaboração nesta primeira ação do projeto.

Acreditamos que o envolvimento dos alunos nos trabalhos hortícolas e de jardinagem nos espaços verdes da nossa escola lançará uma base sólida para a criação de cidadãos mais responsáveis, com maior sentido de pertença e conscientes de que o espaço comum deve ser mais cuidado e mais acarinhado, porque é também o espaço de cada um.

Concurso de Leitura
A Voz das Línguas

20230512_102306.jpg

   O Concurso de Leitura em voz alta “A VOZ DAS LÍNGUAS”  tem sido uma atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar da ESCM, com a colaboração do Departamento de Línguas. Neste período letivo, a 3ª eliminatória e a final do concurso realizaram-se no dia 12 de maio,  Dia do Agrupamento, em simultâneo com a enorme diversidade de atividades dinamizadas no AECM para a celebração de um dia especial.   Especial foi também a presença de Encarregados de Educação na biblioteca e, mais do que a presença, a participação na atividade de leitura, muito expressiva, de uma Encarregada de Educação do 9ºA, que quis ser parte ativa nesta festa da leitura, fazenda a leitura do poema “Entrevista de Emprego”, de Filipa Leal.

   Aproveitamos este momento para entregar os diplomas de participação e os prémios aos alunos concorrentes do Concurso Nacional de Leitura – 16ª edição e do Concurso Falar e Escrever em Português.

   Como júri do  concurso  “A Voz das Línguas” contamos com as  professoras  da equipa da biblioteca, Augusta Castro e Graça Guimarães, Margarida Portela e Fernanda Varela, e as alunas Mariana Martins e Beatriz Soares, do 10ºE.

   Esta fase do concurso destacou-se pela grande qualidade das participações, bem como da selecção de textos.

   Ficamos gratos a todos os colaboradores e  enviamos  os especiais parabéns aos vencedores da Final que a seguir divulgamos:

PORTUGUÊS

Rodrigo Soares, nº 18, 7º H

Mariana Azevedo, nº 15, 8º F

Mariana Pinheiro, nº 19, 9º B

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Raquel Campos Teixeira, Inglês, nº 20, 7º D

Isabela Lino, Inglês, nº 9, 8º D

Carolina Alves, Inglês, nº 3, 9º E

Sobrinho Simões fala na ESCM

No dia 28 de Março de 2023, acolhemos na Escola Secundária do Castêlo da Maia  o Senhor Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões, no âmbito do projeto colaborativo relacionado com o domínio “saúde”. Após uma breve introdução biográfica dramatizada, que foi um sucesso geral, realizada por alguns colegas, o Professor começou a sua apresentação, sempre muito jovial e carismático.

 

  Neste momento de aprendizagem foram falados temas diversos e variados, recentes e antigos, mas todos cativaram o interesse da plateia. Vamos abordar certos temas mais relevantes.  ”Viemos todos de um ovo”, uma célula simples e básica. Nós, seres humanos, fortes e racionais viemos todos da junção de duas células que possuem só um conjunto cromossómico. Tais palavras fazem-nos refletir sobre a posição do Homem no mundo.  Cada ser vivo tem suas características, propriedades que o fizeram sobreviver. Nós desenvolvemos a inteligência, os golfinhos adaptaram-se ao ambiente aquático e as Angiospérmicas evoluíram para ter flor. Todavia, todos os seres vivos descendem de bactérias unicelulares. 

  A evolução do Homem foi um dos temas abordados em paralelo com a evolução das espécies. Os hominídeos surgiram há cerca de seis milhões de anos, sendo que distintas espécies deste grupo coexistiram, entre elas os neandertais e homo sapiens. A pergunta colocada pelo orador foi o porquê de apenas os Homo sapiens terem sobrevivido quando os Neandertais eram mais robustos fisicamente e eram dotados de inteligência. A resposta do professor foi caricata: o tamanho das suas cabeças. A espécie extinta possuía uma cabeça de avultadas dimensões, o que dificultava o parto e resultava na morte das progenitoras. Este facto, aliado a outros fatores como a superioridade intelectual do Homo sapiens terá contribuído para esta extinção. O Professor referiu também a importância de conhecer o significado dos “sufixos”. Dizendo assim parece uma aula de gramática de Português, mas estes sufixos colocados em certas palavras ajudam os médicos a comunicar o diagnóstico da doença presente no paciente, tal como o sufixo “-ite”, quando falamos de um infecção, ou o sufixo”-oma” quando queremos falar de um tumor.

  Outro dos assuntos abordados nesta palestra foi a pesquisa internacional realizada pelo Professor Sobrinho Simões, devido ao mistério presente no vírus SARS-COV-2. Este vírus é um autêntico ponto de interrogação para os médicos, conseguindo colocar até os mais prestigiados cientistas abismados com o seu efeito no ser humano. Uma curiosidade que o Professor contou na palestra foi que em Portugal apenas foram realizadas 5 autópsias para estudar o corpo humano depois de ser afetado pelo vírus e o porquê de este causar o falecimento de tanta gente.  Sendo assim, o Doutor, interessado em ir mais além, fez um contrato com um hospital de São Paulo, no Brasil, para que estes lhe fornecessem amostras de tiróide de pessoas que faleceram com Covid-19, com o objetivo de descobrir mais sobre o vírus e os seus efeitos crónicos nas pessoas.

     Estes foram apenas alguns dos factos apresentados na palestra, entre muitos. No final houve um pequeno momento de reflexão onde os alunos mais curiosos e que procuram descobrir os “porquês” do mundo, fizeram algumas perguntas a um dos mais célebres cientistas do mundo, perguntas às quais ele muitas vezes começou por dizer “não sei”. Como podemos ver com a análise da reação do Professor, a ciência é um trabalho em progresso e haverá sempre questões para as quais não podemos ter um resposta concreta, mas é para isso que, de geração em geração, surgem pessoas geniais e curiosas, tal como o Senhor Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões, que nos ajudarão a perceber alguns dos “porquês”.

 

(Thomas Tuerlinckx - 11° A)

Sobrinho Simões no Maia Hoje

Concurso Nacional de Leitura
16ª Edição

A Leitura é uma Festa!

   Este ano, mais uma vez, o nosso agrupamento participou em força na 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma organização do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, entre outras instituições.

    A Fase Escolar,   realizada  a 12 de janeiro,  contou com a participação de alunos  das turmas 5ºF; 6º B,G,H,I e J; 10ºA; 9ºB e F; 8ºG e H; 7ºJ e K.

  A Fase Municipal, no dia 23 de fevereiro, que decorreu em grande festa na Biblioteca Municipal da Maia, contou  com a presença da escritora Susana Piedade e do excelente contador de histórias Vítor Fernandes. Passaram a esta fase os concorrentes do 2º ciclo - Leonor do Vale Leitão, do 6º J e  João Rodrigo A. Dinis, do 6ºB; do 3º ciclo - Inês Sofia O. Gonçalves, do 8ºG; Mariana Pinheiro, do 9ºB; e do Secundário, Clara Sofia da Fonseca e P. Santos Silva e Mariana Pereira Rodrigues, do10ºA.  Ficaram apuradas para a prova oral as alunas Clara Sofia da Fonseca e P. Santos Silva e  Mariana Pereira Rodrigues, do 10ºA, e Inês Sofia O. Gonçalves, do 8º G.

   Finalmente, na Fase Intermunicipal, que decorrerá nos dias 19  de abril (prova escrita à distância) e 26 de abril (prova de palco) em Matosinhos, o nosso agrupamento será representado pela Inês Gonçalves.

   A obra seleccionada para esta fase é “O rapaz que prendeu o vento”,  de William Kamkwamba.

   Estamos muito gratos à equipa da Biblioteca Municipal, aos docentes que colaboraram na preparação dos alunos e às professoras Augusta Castro e Margarida Portela, que acompanharam os alunos nesta etapa, e enviamos os nossos   parabéns a todos os participantes, em especial à nossa Inês Gonçalves, a quem desejamos a melhor sorte para a Fase Intermunicipal.

O Dia ao Contrário

O Dia ao Contrário ocorre anualmente a 31 de janeiro.

Este é um dia de fazer tudo ao contrário. O objetivo é abanar a rotina do quotidiano e libertar a mente da prisão da normalidade.  

A data como é hoje celebrada tem origem nos Estados Unidos da América ( Backward Day), mas há registos mais antigos, em várias culturas espalhadas pelo mundo, de celebrações onde as regras eram viradas ao contrário por um dia, transformando o ilegal em legal e o proibido em permitido.

Na Roma Antiga, por exemplo, festejava-se a Saturnália em dezembro, uma festa onde se viraram as normas do avesso por um dia, com os senhores a servirem os escravos à mesa e com o jogo a ser permitido. 

O certo é que fazer as coisas de forma diferente do habitual é um estímulo para o cérebro.

De cima para baixo, de dentro para fora, de trás para a frente – momentos divertidos proporcionados pela Biblioteca e pela professora da Educação Especial, Ana Tavares, com a colaboração da professora Alexandra Cruz e a participação das turmas do 7º C e 8º G.

Exposição de cartas de soldados da Grande Guerra

SIGA-NOS
  • Wix Facebook page

A 1ª Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa. Teve início em 28 de Julho de 1914 e durou até 11 de Novembro de 1918. Nesta guerra participaram duas coligações aliadas com ideais diferentes: Os Aliados, formada pela Inglaterra, França e Império Russo, Portugal (oficialmente, a partir de 1916) e os Estados Unidos da América a partir de 1917. A outra aliança - Tríplice Aliança - era formada pelo Império Alemão, Império Austro-húngaro, Império Turco-Otomano e Itália que mais tarde, através de um acordo com a Inglaterra e França, batalhou ao lado dos Aliados. A principal razão que levou a que Portugal entrasse na 1- Guerra Mundial foi a defesa das colónias em Africa, ameaçadas pela cobiça das grandes potências, em especial da Alemanha, cujas tropas já tinham atacado as fronteiras de Angola e Moçambique.

 

Na Primeira Guerra Mundial participaram mais de 65 milhões de militares, dos quais quase 10 milhões não regressaram. O último veterano morreu em 2012, mas são muitos os testemunhos que ficaram…

As turmas A, H, I e J do 9º ano da Escola, sob a orientação dos professores Paula Rosas e João Lourenço, realizaram uma exposição intitulada "Cartas de Soldados da 1ª Grande Guerra".

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA foi comemorado, no dia 5 de dezembro, na BEESCM com a dinamização de um workshop de pintura em que os alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 8ºJ e 11ºD, experimentaram colocar-se no lugar da pessoa com deficiência, usando apenas a boca e os pés para realizarem os trabalhos propostos. Para esta oficina, contamos com a colaboração dos respetivos professores de Cidadania e Desenvolvimento, que acompanharam os seus alunos, mas também com a criatividade e dedicação da colega da equipa da BEESCM, Ana Tavares.

Concurso de Leitura A Voz das Línguas - 1ª Eliminatória

(27 de outubro, 10:05h às 11:35h)

Ano letivo 2022-2023

Alunos vencedores

Português

João Mateus, nº9, 7º K

Jesus Cabeças, nº 9, 8º C

Pedro Costa, nº 22, 9º B

Língua Estrangeira

André Moreira, nº 3, 7º J (Inglês)

Lara Jorge Silva, nº 14, 8º H (Inglês)

Carolina Alves, nº 3, 9º E (Francês)

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela BEESCM com a dinamização de um Bibliopaper em que os alunos puderam brincar, como é seu dever e direito.

Estas atividades dirigiram-se às turmas do ensino básico. Contamos com a participação dos alunos das turmas 7ºC, do 8ºB, do 9º B e ainda de um grupo alargado de alunos da Educação inclusiva integrados em várias turmas.

As diversas tarefas decorreram com uma emocionante competição entre as equipas de que destacamos a grande colaboração e coordenação na consecução das atividades.

Para concluir o Bibliopaper, os participantes tiveram de completar um puzzle onde estavam inscritos os Direitos da Criança.

Vencedores:

Educação Inclusiva

Ana Sofia Gonçalves (11ºG), Soraia Azevedo (11ºG), Ana Raquel Alves (10º D), Gonçalo (8ºJ), André (7ºA)

7ºC

Ana Raquel Cardoso , Rafaela Silva, Iara Martins, Martim Ferreira

8ºB

Mariana Pinheiro, Martim Miranda, Afonso Gabriel , Dinis Martins

9ºB

Diogo Calçada, Tiago Ferreira, André Gonçalo Patrício, Paulo Ivashkevych

Os nossos agradecimentos a todos os docentes que envolveram os seus alunos nesta brincadeira e, em particular, ao nosso membro da equipa Ana Tavares que idealizou, promoveu e dinamizou esta atividade.

Concurso Falar e Escrever em Bom Português

O concurso de ortografia FALAR E ESCREVER EM BOM PORTUGUÊS, dinamizado pela equipa da Biblioteca Escolar ESCM, em estreita colaboração com os docentes de Português do Departamento de Línguas, tem vindo a constituir uma referência nas atividades promovidas pela BEESCM, sendo das que mais sensibilizam os nossos alunos para urgência de cuidar da língua portuguesa.

Este concurso realizou-se, este ano, em duas eliminatórias e direccionou-se a todas as turmas de 7º, 8º e 11º ano. A BEESCM agradece à equipa constituída pelos docentes Abílio Calheiros, Adriana Gonçalves e Fernanda Varela o empenho demonstrado em toda a organização e elaboração e correção das provas. No final, a biblioteca entregou os merecidos prémios aos Vencedores:

7º B - Bernardo Osório Camisão e Rita Sousa Marques

7º D - Sofia Cristina Palha

8º G - Leonardo Ferreira

8º H - Catarina Alves

11º A - Filipa Azevedo Santos e João Sila Ferreira

11º D - Guilherme Nogueira Rodrigues

Deixamos aqui os nossos agradecimentos a todos os colaboradores e os parabéns aos vencedores!

Concurso de Leitura A Voz das Línguas

O tradicional concurso de leitura em voz alta, “A Voz das Línguas”, que se realiza na ESCM, ao longo de todo o ano, chegou à fase final, no dia 19 de maio. Destacamos a evolução dos leitores que, ano após ano, têm evidenciado cada vez mais qualidade, tanto na expressividade das leitura, como na selecção dos textos. Destacamos ainda o civismo de todos, incluindo o público, e a colaboração entusiasta de todos os participantes, desde os docentes do Departamento de Línguas até aos alunos, que se têm envolvido no júri, contribuindo para a apreciação das leituras e selecção dos vencedores. Queremos agradecer em particular aos alunos Margarida Oliveira e Ana Oliveira (júri na 1ª eliminatória), Beatriz Pinheiro e Rita Sousa (júri na 2ª eliminatória), do 11º E; Lara Jorge, do 7º H, Beatriz Martins e Leonardo Ferreira, do 8º G (Júri da Terceira Eliminatória).

Este ano, os vencedores da final foram:

Em Português

7ºB - Constança Neves

8ºB - Sofia Torres

9ºE - Carolina Ferreira

Em Língua Estrangeira

7º D - Isabela Lino (Inglês)

8º H - Inês Santos (Francês)

9º G - Martim Silva (Inglês)

Deixamos aqui os nossos agradecimentos a todos os colaboradores e os parabéns aos vencedores!

Concurso Tá na Horta - ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental)

“O Concurso Nacional de Hortas Pedagógicas “Horta na Escola", promovido no âmbito do projeto Tá na Horta, foi dirigido à comunidade educativa, (…), e teve como objetivo incentivar à criação, requalificação e dinamização de hortas escolares, incrementando, simultaneamente, o interesse pela alimentação saudável e pelo consumo sustentável.”

A ESCM, através da sua biblioteca escolar, candidatou-se a este concurso, na vertente “Roda dos Alimentos”, com um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Cresço a Plantar”.

Destacamos a dimensão colaborativa e inclusiva do projeto/atividades com a participação dos grupos de Ciências Naturais, Educação Visual, TIC e Educação Especial, bem como a participação dos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria.

Apesar de não termos ficado entre os três primeiros classificados, congratulamo-nos com o facto de, entre 23 escolas, termos ficado em 4º lugar, ex aequo com mais duas escolas, com 69 pontos, à distância de apenas 5 pontos do 1º lugar.

A equipa da Biblioteca Escolar da ESCM está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido!

Adota uma árvore

Podagem 3.jpg
Podagem 4.jpg

Dando continuidade aos trabalhos dos projetos Horta à Porta, Biblioteca dos Aromas e Adota uma Árvore, contactámos o engenheiro Hugo Silva,  Chefe da Unidade de Educação e Formação Ambiental, da quinta da Gruta,  para nos apoiar na formação dos nossos alunos e na tarefa da podagem das plantas aromáticas e das árvores de fruto.

No dia 22 de fevereiro, durante a  manhã, os alunos das turmas A e H do 8º ano, do 7º  G, bem como alguns alunos da Educação Inclusiva (das turmas 7º A, 7º C, 8º D, 8º I, 8º L, 9º F, 9º I e 11º D) e da Unidade de Ensino Estruturado, tiveram a oportunidade de aprender a fazer o trabalho de podagem das árvores de fruto  e das plantas do Jardim de Aromáticas, sob a orientação e ensinamentos do engenheiro Hugo Silva, que contou com a colaboração do Sr. Fernando, jardineiro  da CMM, agora em funções no Parque de S. Pedro de Avioso.

Os alunos foram acompanhados nesta atividade pelas professoras Esmeralda Pinto, Alexandra Cruz, Ana Tavares, Gracinda Maia e pela coordenadora das BE do AECM.

Os nossos alunos já criaram laços de ternura com os nossos espaços verdes e demonstraram isso mais uma vez pelo entusiasmo  sentido na alegria e na curiosidade que mostraram durante os trabalhos ao ar livre, quer participando ativamente nas atividades, quer fazendo perguntas sobre as plantas, ou mesmo desfrutando das experiências sensoriais que as plantas lhes ofereceram.

Nada melhor do que uma aula prática para despertar nos nossos alunos a sensibilidade e o amor pela Natureza.

Podagem 1.jpg
Podagem 2.jpg

Vencedores do CNL, 15ª Edição

Com o propósito de celebrar a leitura e a escrita, está a decorrer o Concurso Nacional de Leitura, na sua 15ª edição, uma acção do PNL em articulação com várias outras entidades, entre as quais a RBE, a DGLAB e a DGAE.

A Fase Escolar realizou-se, no AECM,  com a participação das escolas, do 1º ciclo, de Mandim, Castêlo da Maia e Porto Bom, da EB2,3 do Castêlo da Maia e da Secundária do Castêlo da Maia. Nesta fase, muito participada, ficaram apurados para a Fase Municipal dois alunos de cada escola/ciclo.

Passaram à Fase Intermunicipal os alunos Martim Fumega, da turma MD4, Carolina de Almeida Ribeiro, do 6ªC, Carolina Aires Pereira Martins, do 10ºC e Joana Filipa Moreira Pereira, do 12ºB.

A fase Intermunicipal irá realizar-se na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, no próximo dia 30 de março. Os livros a concurso são os seguintes:

1º ciclo – Eu falo como um rio, de Jordan Scott;

2º ciclo – Por sorte, o leite, de Neil Gaiman;

3º ciclo – Família da rua sem saída, de Eve Garrett;

Ensino secundário – A boneca de Kokoschka, de Afonso Cruz.

Estamos gratos a todos os intervenientes na organização deste concurso, que tem o importantíssimo e nobre objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura.

Estão de parabéns  todos os participantes, os que contribuíram para o sucesso dos nossos alunos, mas, em particular, muitos parabéns aos vencedores desta etapa!

Webinar - Avançando Recuperando - clique o logo

Webinar.png

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia 3 de dezembro de 2021, a Biblioteca da ESCM dinamizou uma oficina para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Os alunos foram desafiados a “pintar a manta”, mas com algumas condições: as pinturas tinham que ser realizadas com a boca e/ou com os pés, estando interditado o uso das mãos.

Tarefa difícil de executar, mas que acolheu a participação dos alunos das turmas do 8º E, do 8º K e do 12º H. Os corajosos participantes, de forma desinibida e livre de preconceitos, pintaram mesmo a manta. Foi muito divertido!

Com esta experiência, os alunos puderam colocar-se no lugar da pessoa com incapacidade física, nomeadamente dos que estão privados dos membros superiores, e concluir que a pessoa com deficiência pode ser tão ou mais eficiente do que uma pessoa sem limitações.

Não há limites para a nossa força de vencer!

Conferência sobre o Ambiente

Numa iniciativa do AECM a partir de uma ideia da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, dinamizada pelas professoras Alexandra Carvalho, Esmeralda Pinto e Licínia Martins, teve lugar, a 26 de novembro, pelas 18 horas, no auditório da ESCM, uma Conferência sobre o Ambiente.

O projeto, denominado Ter e Ser Melhor Escola, foi articulado com a Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola, usando a metodologia da Rede Nacional Vamos Cuidar do Planeta.

Fruto de um trabalho colaborativo de turmas do 8º ano, o evento teve simultaneamente participação presencial e online, com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Castêlo, Manuel Azenha, da vereadora do Ambiente da Câmara da Maia, Marta Penedo, de Miguel Silva, em representação da Lipor, da coordenadora da Biblioteca da ESCM, Maria Teresa Cardoso, de Marta Moreira, em representação do Complexo Ambiental da Quinta da Gruta, de Ana Cristina Ferreira, pela Aspea, e ainda de Marco Marques, diretor do AECM e de Ana Paula Freitas, coordenadora da Eco-Escolas.

Acompanhem toda a conferência no vídeo que, seguidamente, vos apresentamos...

CONCURO SOBRE +üRVORES AUT+ôCTONES 7os ANOS K e L_11024_1 A.jpg
CONCURO SOBRE +üRVORES AUT+ôCTONES 7os ANOS K e  L_11024_2 B.jpg

Turismo nas áreas rurais

Pascoal8.jpg
Pascoal7.jpg

Encontra-se patente, na biblioteca da ESCM, uma exposição sobre Turismo nas Áreas Rurais, realizada pelos alunos de Geografia A do professor Eduardo Pascoal.

Visitem e desfrutem!

Pascoal2.jpg

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, apresentado pela DrªMaria João Horta da DGE.

Mais novidades na Biblioteca
livros 3.jpg
livros 4.jpg

Novidades na Biblioteca

20201221_120844.jpg
20201221_120802.jpg

Alunos preparam sementeiras

Crescer a plantar 3.jpg

No dia 5 de novembro, tivemos a visita do Engº Hugo Silva e do sr. José Pinto, do complexo ambiental da Quinta da Gruta (serviços educativos da CMM).

Os alunos da Educação Inclusiva, da Unidade de Ensino Estruturado e os da turma 7ºD deslocaram-se às Hortas e ao Jardim das Aromáticas e executaram trabalho de campo sob a supervisão dos nossos convidados, das professoras Isabel Martins, Esmeralda Pinto e das professoras e auxiliares da UEE e da BEESCM.

Deu-se início à preparação da terra para receber as plantas semeadas nas estufas junto ao canteiro das aromáticas. Fez-se também a poda de algumas aromáticas e repôs-se uma parte da vedação.

Esta vertente do projeto Ler para Ser existe em articulação e em boa colaboração com o projeto Eco-Escolas da ESCM.

Agradecemos e aguardamos com boas expectativas a próxima visita mensal dos nossos convidados.

Voz das Línguas em primeira eliminatória

Voz das línguas 2.jpg

A 1ª eliminatória do Concurso de Leitura “A Voz das Línguas”, apesar de todos os  constrangimentos que actualmente vivemos,  realizou-se na sua tradicional forma presencial, no passado dia 18 de novembro, no Auditório da ESCM.

Deste evento destacamos o grande civismo dos participantes, mas também a grande qualidade das leituras.

Contamos com a presença dos alunos Bruno Martins,  e da Matilde Lopes, do 11ºG,  para integrarem o júri e, para fechar o concurso,  com a atuação da Gabriella, também do 11º G, que nos presenteou com uma belíssima voz.

Os nossos agradecimentos a todos os colaboradores e muitos  parabéns aos alunos vencedores!

Voz das línguas 3.jpg

Na categoria de Português, os vencedores foram Mariana Pinheiro, número 17, do 7º B, Orquídia Vilas-Boas e Rúben Paixão, números 18 e 22, do 8º A e Francisca Silva, número 12, do 9º E.

Já nas Línguas Estrangeiras, os primeiros classificados foram Paulo Sousa (Inglês), número 15, do 7º I, Gonçalo Santos (Espanhol), número 8, do 8º J e Nicholas Pointon (Inglês), número 13, do 9º A.

A todos, os nossos parabéns!

Árvore do ano 2020

Termina a 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, a votação para eleger a Árvore do ano 2020

Saiba mais 

Programa a Ler+ 2027
Miúdos a votos
Clássicos em rede
Olimpíadas 2020/2021
Educar através da Arte
Artigo publicado no blogue da RBE

DIA NACIONAL DO MAR

16 de novembro 2020

 

A Escola Básica de Mandim, no âmbito do Projeto de escola “ Pelo Bem Comum” e em parceria com a Biblioteca Escolar, comemorou o Dia Nacional do Mar realizando várias atividades.

Decoração temática da entrada da biblioteca serviu de mote para aguçar a curiosidade das crianças e alunos, para a história proposta para esta efeméride. Na primeira semana, foram convidados a imaginar o que teria acontecido no conto de José Fanha “ O dia em que o mar despareceu”. Levaram para casa este desafio e construímos um padlet onde se registaram todas as ideias, pareceres, opiniões.

Na segunda semana, ouviram narrar a história no espaço bibliotecário seguido de uma tertúlia sobre o mar, os cuidados que podemos ter, a poluição, e muito mais.

No dia 16 de novembro, as crianças e alunos levaram para casa um flyer sobre este acontecimento, no intuito de sensibilizar a família para este assunto e ouviram na sala a história em áudio livro, no qual alguns docentes contribuíram.

Realizou-se uma exposição com os trabalhos realizados em contexto de sala.

 

20201106_105834.jpg

1.º Warm Up Ciência 2020

De 2 a 4 de novembro, o Encontro Ciência 2020 volta ao Centro de Congressos de Lisboa, em Belém. O mote da edição deste ano será a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, de forma a tornar o nosso país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais.

Mês de outubro

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Conferência PNL2027 / Online 

"A Omnipresença da Leitura".

29 de outubro 2020

26 de setembro 2020

IV Colóquio Internacional, via ZOOM.

Tema: Leitura, escrita e solidariedade

22 de setembro 2020

Sessão online promovida pelo PNL2027

LER - Leitura e escrita: recursos

bottom of page